Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Mapa do site
Início do conteúdo
Home > Notícias > Tecnologia facilita deslocamento de pessoas com deficiência no Brasil inteiro
RSS
Publicação:

Tecnologia facilita deslocamento de pessoas com deficiência no Brasil inteiro

Conforme o Censo do IBGE, 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência: física, auditiva, visual ou intelectual. São 45 milhões de indivíduos em todo o país. Apenas no RS são 2,46 milhões. Os programas Café Cultura e Cultura na Mesa apresentam uma série de reportagens da jornalista Mariana Baierle sobre aplicativos de celular e novas tecnologias que melhoram a qualidade de vida de pessoas com deficiência.
A primeira matéria da série apresenta uma iniciativa que utiliza a tecnologia para facilitar o transporte, deslocamento e até o acompanhamento de pessoas com deficiência física em situações cotidianas. Na segunda reportagem da série é possível conhecer diferentes aplicativos que facilitam, e muito, a realização de tarefas cotidianas para quem tem deficiência visual, tais como: reconhecer uma nota de dinheiro, saber se a luz de uma peça está acesa ou apagada, ler a embalagem de um alimento ou orientar-se no deslocamento pelas ruas.
Outro recurso, apresentado na terceira reportagem, é o aplicativo "Be My Eyes", Seja meus olhos, na tradução para o português). Ele aproxima voluntários que enxergam e pessoas com deficiência visual que precisem de algum auxílio. Através da câmera do celular o voluntário pode ler informações, reconhecer documentos, descrever ambientes, cores ou localizar objetos para quem solicitar. Criado na Dinamarca, o aplicativo já está disponível em 140 países e possui 30 mil pessoas cegas ou com baixa visão sendo beneficiadas, além de 450 mil voluntários em todo o mundo.
Na quarta reportagem da série é apresentado o aplicativo "HandTalk", que permite a comunicação entre surdos e ouvintes que não sabem Língua de Sinais. São abordados ainda outrosrecursos utilizados por alunos surdos em sala de aula.Confira as reportagens na íntegra:

Endereço da página:
Copiar
Fundação Piratini - Rádio e Televisão - TVE e FM Cultura