Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Mapa do site
Início do conteúdo
Home > Reportagens > Livro investiga a representação do 'índio' no cinema brasileiro
RSS
Card com o logo do programa Cultura na Mesa
O Cultura na Mesa vai ao ar de segunda a sexta, ao meio-dia. - Foto: Reprodução
Publicação:

Livro investiga a representação do 'índio' no cinema brasileiro

O livro "O índio no cinema brasileiro e o espelho recente", de autoria do pesquisador Juliano Gonçalves da Silva, foi assunto no Cultura na Mesa. 

A obra, que foi viabilizada através de um financiamento coletivo, aborda a representação de personagens indígenas no cinema ficcional brasileiro, fornecendo de um levantamento dos filmes que apresentam tais personagens. Esse levantamento começa em 1911, quando Juliano identifica o primeiro filme de ficção com personagens indígenas, atravessando as décadas até chegar aos anos 2000.

No programa, ele contou sobre as motivações para a pesquisa e sobre alguns dos títulos analisados. A conversa pode ser ouvida na íntegra CLICANDO AQUI. A conversa foi conduzida pelo apresentador Marcelo Bergter. A produção é de Bruna Linhares. 

O livro pode ser acessado através da editora Monstro dos Mares. 

Sobre o autor; 

Juliano Gonçalves da Silva é Mestre em Multimeios pela Unicamp e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde pesquisa a representação de personagens indígenas no cinema latino-americano.

Endereço da página:
Copiar
Fundação Piratini - Rádio e Televisão - TVE e FM Cultura